O Capelobo

O capelobo, também chamado cupelobo, pertence ao folclore do Pará e do Maranhão. O nome parece ser uma fusão indígena-português: capê (osso quebrado, torto ou aleijado) + lobo. A lenda lhe dá características de licantropo e, às vezes, também de vampiro.

Pode aparecer em duas formas.

Na forma animal, é do tamanho de uma anta, mas é mais veloz. Apresenta um focinho descrito como de cão, anta, porco ou tamanduá e tem uma longa crina. Peludo e muito feio, sempre perambula pelos campos, especialmente em várzeas. E na forma semi-humana, aparece com um corpo humano com focinho de tamanduá e corpo arredondado.

Segundo Câmara Cascudo (Geografia dos Mitos Brasileiros, “Ciclo dos Monstros”) é um animal fantástico, de corpo humano e focinho de anta ou de tamanduá, que sai à noite para rondar os acampamentos e barracões no interior do Maranhão e Pará. Denuncia-se pelos gritos e tem o pé em forma de fundo de garrafa. Mata cães e gatos recém-nascidos para devorar. Encontrando bicho de porte ou caçador, rasga-lhe a carótida e bebe o sangue. Só pode ser morto com um tiro na região umbilical. É o lobisomem dos índios, dizem. No rio Xingu, certos indígenas podem-se tornar capelobos.

Já segundo Lendas do Maranhão,o capelobo parece-se com a anta, mas é mais ligeiro do que ela, e tem cabelos longos e negros e as patas redondas. Sua caçada é feita à noite, quando sai em busca de animais recém-nascidos para satisfação de sua fome inesgotável. Se apanha qualquer ser vivente, homem ou animal, bebe-lhe o sangue com a sofreguidão dos sedentos.

Dando gritos horríveis para apavorar os que encontra, que, paralisados de medo, têm o miolo sugado até o fim através da espécie de tromba que ele introduz no crânio da pobre vítima. Esses gritos, que no meio da mata se multiplicam em todas as direções, desnorteiam os caçadores e mateiros que assim vagam perdidos, chegando, às vezes, a enlouquecer.


Eu não gostaria de ter os miolos sugados, e os gritos dele não encomodariam muito as pessoas de hoje em dia, tem gente que até ouve NX. zero, qualquer grito de capelobo é melhor do que isso! hauahauahu

é uma boa lenda espero q tenham gostado. Visitem a cetegoria Lendas.

3 Comentários

Anônimo em dezembro 25, 2010

Retirado palavra por palavra da Wikipédia...Deveria ao menos ter informado a fonte.De qualquer forma,é uma lenda muito interessante.

Anônimo em julho 27, 2013

Ruim é PUTA QUE TE PARIU vai falar mal do NX ZERO no inferno junto com os SEUS CAPELOBOS seu MERDA. Tomara que o demonio te carregue ñ fale mal do NX seu filho da mae!!!!!!!!!!! Assinado talvez a proxima pessoa que vai te matar. Cuidado com a noite nela acontece varias coisa Mr. Shaddix.....(que merda de nome)

Unknown em agosto 12, 2018

Que merda meu irmão