10 dicas pra quem está comessando a fazer academia

Eu sei que com muitos blogs sobre saúde por ai poucos vão se interessar por essas dicas afinal tudo que vou fazer é simplesmente repetir o que muitos por ai já dizem, mas na minha opinião quanto mais informções em mais lugares melhor.
Já faço academia a mais ou menos 1 ano e meio e obtive boms resultados seguindo as dicas a seguir.

1ª dica - Saiba identificar o seu tipo Físico 



É excencial saber identificar seu tipo físico antes de comessar, pois assim você poderá treinar de acordo para obter resultados melhores e mais rápidos.

Existem 4 tipos físicos distintos e são eles! 




ENDOMORFO            
São pessoas de elevado peso corporal que têm tendência a acumular gordura, de formas arredondadas, abdômen saliente e braço e pernas proporcionalmente curtos. O endomorfo tem uma estrutura óssea larga e um metabolismo lento, por isso ganha peso facilmente e apresenta dificuldade para perder gordura. O ideal para esse grupo de pessoas são os trabalhos aeróbicos de longa duração (acima de 40 minutos) de preferência diariamente. Se a musculatura for aumentada nesses casos a aparência corporal será ainda mais atarracada o que não seria indicado, portanto no caso da prática de musculação o ideal são circuitos com varias repetições (acima de 20) e pouca carga (até 50% do máximo). Os homens até não se importam com esse biótipo mas é o pesadelo das mulheres!

MESOMORFO             
É o corpo que aparece nas revistas e que hoje é o padrão de beleza. Esses ganham musculatura muito fácil, tem uma proporção corporal muito boa e baixo percentual de gordura. A sua estrutura óssea e muscular devem ser trabalhadas com o treino clássico da musculação (3 séries de 10 repetições a 75% da carga máxima). Um treino cardirrespiratório também é indicado com duração média (30 minutos a 1 hora) também a 75% da freqüência cardíaca máxima.

ECTOMORFO             
Esse tipo é aquele longilíneo (tipo das modelos de passarela) necessitam de um trabalho muscular muito bem feito para manter a postura adequada. Não tem predisposição para aumentar muito o peso, mas com pouco aumento de gordura ocorre um grande prejuízo estético (falso magro). Para as mulheres esse biótipo é até bem aceito, para os homens já é mais complicado. Agora com muito esforço nos treinamentos e boa alimentação pode-se obter um corpo bonito para os homens, o ideal aqui são cargas elevadas e pouco treino aeróbico.
 
MISTO            
São as alternâncias entre os tipos, com uma ou mais características de cada grupo. Nesse caso procure a atividade física que melhor se adapta a você, pode levar algum tempo até que descubra onde estão os melhores resultados. Mas isso é raro, você deve se achar em algum tipo predominante. 



2ª Dica - Descanse bem



Apos os treino de musculação relaixe o máximo possivel e tenha uma boa e longa noite de sono pois os musculos se desenvolvem durante o repouso e não durante o exercício como muitos por ai pensam, sempre dê um descanso de no minimo 48 horas para cada grupo muscular para obter bons resultados.


3ª Dica - Saiba dividir bem os exercícios.



Essa parte eu não sou lá muito bom pra explicar e o ideal seria perguntar a um bom personal, mas como eu nunca tive o previlégio de malhar com um personal vou dizer o que eu sei (Ou pelomenos o que tem dado certo pra mim).
Toda semana você já tem que ter em mente os exercícios que vai fazer e nunca repetir no dia seguinte o mesmo exercício, se na segunda você fez peito, na terça vai fazer costas e na quarta Pernas e ombros. Só na quinta volta a fazer peito novamente para poder dar a cada grupo muscular o descanso nescessário.
Tambem é bom sempre mudar os exercícios ou a ordem em que os faz  para o corpo não se acostumar.


4ª Dica - Uma boa alimentação é fundamental.




Sempre coma bem, é nos alimentos que os musculos buscam os nutrientes nescessários para se desenvolver, o ideal é comer alimentos ricos em proteinas. 
Antes de fazer os exercícios  evite comer ou beber derivados de leite, alem de ficar com a barriga pesada pode ter gases.
Alimentos ricos em creatina e sódio tambem podem ajudar a ganhar um pouco de massa muscular. Em fim eu não levo jeito pra nutricionista.

Se você for gordo vai precisar perder peso então coma pouco e faça bastante caminhada, corrida, esteira, bicicleta e aeróbicos.

Se você for muito magro então é o contrario, coma bastante e faça exercícios de musculação  moderados para ganhar massa.


Se você é Mesomorfo coma só o nescessário e faça musculação a vontade.


Eu não expliquei direito mas se alguem entendeu alguma coisa já valeu.


5ª Dica - Dê bastante atenção a fase negativa dos exercícios.




Fase negativa (não sei se estou totalmete certo) é o momento entre a contração total do musculo e o relaxamento, no caso de um exercício pra bíceps por exemplo a fase negativa seria quando abaixamos o peso e esticamos o braço, em um exercício de costas em que geralmente puxamos o peso a fase negativa seria quando estamos voltado o peso e em um exercício de supino a fase negativa seria quando estamos descendo a barra antes de levanta-la novamente. (acho que fui claro)

É bom dar atenção a essa parte pois é quando mais forçamos o musculo, na minha opinião basta fazer os exercícios de vagar ou simplesmente levante o peso e desça ele bem lentamente de forma que force bem os musculos trabalhados. 





6ª Dica - Sem sacrifícios, sem recompensa.




Não adianta fazer academia e querer os resultados desejados em uma semana, conseguir um corpo forte e bonito é fruto de muita ralação durante muito tempo. A partir do momento em que você deseja fazer musculação tem que ter isto em mente, ganhar massa muscular pode levar tempo, cerca de meses e até anos e sem muita paciência é dificil de se alcansar o que deseja.


7ª Dica - Nada de Roubar.



Quanto mais você rouba nos exercícios menor é o resultado então nada de deixar repetições faltando e nem ficar ajudando um braço com o outro. Sempre que for fazer um exercício para um musculo determinado procure forçar apenas a região deste músculo para que ele seja melhor trabalhado e dê resultados mais rápidos.


8ª Dica - Cuidado com a postura.

 A postura é muito importante em qualquer exercício pois uma má postura pode resultar em uma lesão e com certeza você não vai querer se lesionar  certo, sempre que for fazer a sua série certifique-se de estar em um postura correta e confortavel.

9ª Dica - cuidado ao usar suplementos.




Tudo em excesso faz mal, tomando suplementos demais alem de não conseguir o que deseja vai engordar feito um cavalo, qualquer nutriente que estiver sobrando no organismo se transforma em gordura, o resultado vai ser que você vai ficar com braços enorme e uma barriga enorme tambem. Se for usar suplementos procure a ajuda de um nutricionista antes.

10 - Preguiça é inaceitavel não falte aos treinos.




Um unico dia de treino faz toda a diferença e pode prejudicar todo o seu rendomento, só falte a academia se for por motivos realmente importantes. Eu já ouvi falar de pessoas que faltaram até ao velório do pai pra ir na academia, não precisam chegar a esse estremo apenas não relaixem tanto ou não adiantara de nada o treino que estiver fazendo.


Bom pessoal eu sei que não sou ninguem pra falar de academia afinal eu mesmo ainda não cheguei nos resultados que eu queria, essas dicas eu resolvi postar mais foi por até hoje ainda não ter nem um post realcionado ao assunto no blog.
Toda academia tem alguem pra acompanhar os exercícios e dar orientações bem melhores do que as minhas profissionais que estão lá unicamente pra isso mas pra quem não tem esse previlégio essas dicas podem ajudar um pouco. (ou não)

Um abraço a todos



3 Comentários

júnior em setembro 05, 2013

Nossa cara, parabéns. Eu estou começando na academia, to com 15 anos e sou baixinho. (1.53) Acho que vai ser difícil... Mas quero me esforçar muito pra chegar onde eu quero, é com suas dicas fiquei mais confiante ainda. Parabéns!

André Marchi em maio 05, 2014

Bem legal o post! Realmente o começo na academia é sempre mais difícil... Tem um site bem bacana que dá dicas de saúde e como ter um corpo sarado, é o www.escolhasaude.com.br. Vale conferir!

CIBORG em dezembro 30, 2015

Tô começando agora também tem dois me ses ja notei diferença nos braços tenho 1e80 entrei com 104 kilos e agora estou com 98 kilos acho que sou endomorfo tomo termogenico Wey protein e creatina também faço dieta porém não gostaria de emagrecer muito na verdade gostaria apenas de ficar maior com mais músculos não busco definição espero q esteja no caminho certo se alguém tiver uma dica