Dica: Como criar um Blog e como editar suas postagens.


Olá Pessoal, hoje vou dar uma dica que pode ser muito valiosa para quem pretende ter o seu espaço na internet.

Criar um Blog para algumas pessoas pode parecer difícil, mas não é preciso um grande conhecimento em informática para que se crie um. Tentarei passar neste post todo o conhecimento possível que eu tenho sobre este assunto, espero que vocês entendam.

Eu sempre utilizei o blogger, então falarei apenas dele aqui.

Em primeiro lugar, é preciso criar uma conta, não entrarei em detalhes nesta parte apenas acesse o site do blogger e faça seu registro.


Assim que se registrar, faça login em sua conta e vá até o seu painel. Lá você poderá editar suas informações pessoais, adicionar foto de perfil e tudo mais.

Agora vamos ao que interessa.

1. No seu painel do blogger vai ter o seguinte botão:


 Clique nele.

2. A seguinte janela se abrirá



O campo Título, como o próprio nome já diz, sera o título do seu blog. Neste exemplo eu coloquei como "blog de texte do post".

O campo endereço, será o endereço de domínio de seu blog, no exemplo eu coloquei blogdetextedopost, ou seja o domínio será http://www.blogdetextedopost.blogspot.com.

Em seguida você escolherá o modelo de seu blog, o blogger disponibiliza 7 modelos diferentes para você escolher, porem se você não estiver satisfeito com eles é possível importar outros modelos e templates encontrados em vários sites pela internet. Por hora apenas escolha um dos 7 disponíveis e clique em criar blog.

3. Assim que o blog for criado ele aparecerá no painel da seguinte forma.


Neste painel, você terá a opção de criar uma postagem, varias ferramentas e informações gerais, alem da opção de visualizar seu blog. Mas aconselho a clicar no título do blog para ir para um painel mais detalhado.

Ao clicar você iara para este painel:


Nas guias laterais existem varias opções, irei lista-las uma por uma.

Nova Postagem - clique nessa guia toda vez que for postar algo (o próprio nome já diz)

Visão geral - Você terá acesso a informações do seu blog, como visitas diárias, comentários, numero de visualizações de página, numero de seguidores e numero de postagens.

Postagens - Você terá acesso a todas as suas postagens e terá opção de apaga-las ou edita-las, alem de poder retomar postagens salvas como rascunho.

Páginas - páginas são postagens estáticas que você pode fazer para postar informações e avisos sobre o blog. Geralmente elas ficam no cabeçalho do blog ou em alguma coluna lateral.

Comentários - nessa guia você poderá ver e gerenciar os comentários do blog.

Google+ - Caso você possua conta no Google+ poderá utiliza-lo para divulgação.

Estatísticas - Alem das informações gerais você poderá ver de onde vem os seus visitantes e quais postagens são mais acessadas.

Ganhos - caso você tenha uma conta no google adsense você terá acesso a seus lucros.

Campanhas - Você poderá utilizar ferramentas de divulgação para seu blog, mas geralmente é pago.

Layout - Você terá acesso ao modelo do blog e tera opção de adicionar Gadgets e organizar as colunas da forma q desejar.

Modelo - Você poderá editar o modelo do blog como desejar, alem disso se você entender um pouco de códigos HTML, poderá transformar completamente seu blog em um site completo e bonito adicionando imagens e cores completamente personalizadas.

Configurações - Você poderá configurar varias preferências de visualização da sua página, postagens, exibição e pesquisa. Também terá opção de adicionar amigos como colaboradores para que te ajudem a postar. 

4. Criando e editando uma postagem.

Em primeiro lugar clique no botão Nova Postagem

um painel se abrirá e terá a seguintes ferramentas:



A Primeira caixa de texto, será o título de sua postagem.

As ferramentas da direita para a esquerda são:

Corretor ortográfico - Use para verificar se há erros de português no seu texto

Remover formatação - As vezes quando se copia um texto de outro site ele vem com todos os links e fontes de onde você copiou, ao selecionar o texto e clicar neste botão você removerá tudo deixando apenas o texto puro sem formatação.

Citação - Geralmente usada para citações importantes,faz com que o texto fique um pouco a frente para destacar frases ou parágrafos.

Marcadores - Usados para listar coisas importantes.

Marcadores Numéricos - Usados para listas numeradas.

Alinhamento - Usado para posicionar o texto, Esquerda, direita, justificado ou centralizado.

Expansão de postagem - As vezes quando sua postagem tem muito texto ela acaba acupando muito espaço na sua pagina inicial, este recurso permite resumir sua postagem na página inicial inserindo um recurso de "leia mais" para que os visitantes cliquem para ler  sua postagem completa.

Vídeo - Permite inserir vídeos na postagem, podem ser enviados do seu computador ou pesquisados no youtube.

Imagem - Permite inserir uma imagem na postagem.

Link - Permite inserir ou remover um link a um texto, se você selecionar um texto e clicar neste botão, terá a opção de especificar um endereço na internet para que o visitante acesse quando clicar. Também pode usar o botão para remover os links ja existentes.

Plano de fundo do texto - faz com que o texto tenha um fundo da cor desejada.

Cor do texto - Escolher cor da fonte do texto

Tachado - Risca o texto ao meio

Sublinhar - Risca o texto em baixo

Itálico - Deixa o texto assim, meio de lado.

Negrito - Destaca o texto de preto

Formato - Normal, Título secundário, subtítulo e título. Ferramenta usada para organizar postas com muito texto.

Tamanho da fonte - O Próprio Nome Diz.

Fonte - Escolher o tipo de letra. 

Refazer - Caso apagar ou editar algo sem querer use esta ferramenta para refazer a ultima ação.

Desfazer - O Oposto de Refazer, Ambas utilizadas para recuperar edições perdidas ou corrigir edições mal feitas.

Botão HTML - Caso você entenda um pouco dos códigos html, poderá editar-los para ter efeitos ou adicionar coisas que não estão disponíveis apenas nas opções anteriores.

Botão escrever - se você estiver com o botão HTML ativo, qualquer edição de texto, video ou imagem aparecerá em código, aperte o botão escrever para voltar ao normal.


Criar postagens não tem segredo nenhum, basta dominar as ferramentas de texto que são padrão em qualquer editor ou programa. 

Sobre o HTML, é bom você pesquisar e aprender sobre estes códigos mais a fundo pois são bem úteis e podem render postagens lindas e bem feitas, podem parecer complicados no início mas basta um pouco de prática.

Se você criou e editou sua postagem do jeito que queria você ainda tem algumas opções:



Marcadores - Servem para você e seus visitantes localizarem a postagem mais facilmente.

Programar - Você pode definir a hora da postagem fixa, ou automática.

Link Permanente - Você pode definir qual sera o endereço da postagem, padrão do blog ou personalizado.

Local - Definir o Local de onde você está postando

Opções - Você pode definir se os visitantes poderão comentar a postagem, permitir backlinks, se poderão usar html ou não alem de algumas outras opções.

Quando tudo estiver pronto é hora de publicar a postagem.




Para não perder todo o trabalho feito, sempre clique no botão Salvar, mesmo que você feche o navegador, sua postagem ficará salva como rascunho e você poderá retoma-la de onde parou.

O botão visualizar é uma ferramenta útil, pois permite que você visualize a postagem da maneira que ela vai ficar quando você publica-la. Algumas postagens ficam de uma forma na caixa de edição e quando são publicadas acabam ficando de outra forma,por isso sempre verifique a maneira correta e nunca publique uma postagem sem ter certeza absoluta de que está como você quer.

O Botão publicar dispensa explicações, quando você terminar de produzir e editar sua postagem, simplesmente publique e ela estará disponível para que seus visitantes possam ver.

É isso pessoal, espero que tenham entendido alguma coisa, qualquer dúvida é só entrar em contato ou perguntar nos comentários que eu vou responder.

Um grande abraço a todos e continuem acompanhando blog.




1 comentário

Blogger em outubro 06, 2016

If you are looking for a solid contextual ad network, I suggest you have a look at Clicksor.