O Corpo Seco

A lenda do Corpo Seco diz respeito a um homem de índole ruim, tão perverso que durante sua vida adulta batia freqüentemente na própria mãe. Por isso, quando morreu foi rejeitado primeiramente por Deus, depois pelo Diabo, e até mesmo a terra enjeitou o seu corpo, devolvendo-o à superfície toda vez em que nela ele era enterrado. Desde então, como não tem um lugar onde possa descansar em paz, o Corpo Seco (assim chamado porque se transformou em pele e osso) fica vagando sem rumo pelos campos, florestas ou ruas de alguma cidade, grudando-se em árvores que não demoram a secar depois de transformadas em “encosto” por aquela “coisa” murcha e horrorosa. Talvez daí tenha nascido o dito popular que diz “Quem bate na mãe fica com a mão seca”.

Essa criatura fantástica é conhecida em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Amazonas, Nordeste do Brasil e principalmente no estado de São Paulo, onde em determinadas áreas se costuma dizer que quando algum incauto tem a infelicidade de passar perto de um Corpo-Seco, este salta sobre ele e suga seu sangue como se fosse um vampiro.
No interior de São Paulo, há uma variante desta lenda, conta-se que perto de um açude, nas noites de sexta-feira, à meia-noite, ele aparece pedindo a quem passar por perto para atravessá-lo pela água carregando-o nas costas até o outro lado. A quem conseguir, ele promete entregar um tesouro escondido. O problema é que, quando a pessoa começa a nadar, o corpo começa a pesar cada vez mais, obrigando quem o está levando a desistir da empreitada para não morrer afogado.

Há ainda relatos do corpo seco no em alguns países africanos de língua portuguesa e na região Centro-Oeste, principalmente.

Não creio em corpos secos, pelomenos nunca vi nem um, mas eu fico me perguntanto, Sera que akelas modelos com anorexia batiam na mãe!? rsrs desculpem a piadinha sem graça eu só trenho mer** na cabeça. Espero q tenham gostado dessa pequena lenda pois ela é muito conhecida em cidades brasileiras, principalmente cidades do interior ontem sempre há histórias sobre este "ser", eu mesmo sempre ouvia meus avós falando e sempre sentia medo quando era pequeno. (minha avó me dizia que se eu não rezasse o corpo seco viria dormir do meu lado na cama hauahauahu) Bom espero q tenham gostado, um grande abraço a todos.
Visitem a categoria Lendas.

Comentários