O Papa Figo

O papa-figo é personagem folclórico muito comum no meio rural do país, e seu aparecimento no cenário de nossas crenças e superstições provavelmente tem relação com a preocupação demonstrada pelas mães quando alertam filhos e filhas contra a presença de estranhos nas proximidades de suas casas, procurando impedir dessa forma um possível contato entre pequenos inocentes e criaturas que às vezes se aproximam deles cheio de segundas intenções.

Diz a lenda popular que essa figura não tem aparência extraordinária, conforme costuma acontecer com outros seres fantásticos conhecidos no folclore brasileiro, aparecendo algumas vezes como uma pessoa comum, igual a qualquer outra, mas que conforme as circunstâncias do momento ele pode adquirir a aparência de um velho maltrapilho mas simpático, carregando um saco nas costas e procurando atrair crianças com o oferecimento de doces, dinheiro, brinquedos e até mesmo comida.

Segundo algumas versões da narrativa popular, a criatura pouco aparece diante do povo, preferindo entregar a alguns ajudantes que ninguém consegue reconhecer, essa tarefa de encontrar e conduzir meninos e meninas ao lugar onde ele fica à espera, aguardando sua chegada.

E esses auxiliares agem em qualquer lugar, em parques, jardins, portas de escolas ou vias públicas movimentadas ou não. Já em outras descrições o papa-figo possui orelhas grandes que procura esconder a todo custo, e sofre de uma doença estranha que só pode ser aliviada com a ingestão do fígado de crianças.

Por isso ele procura fazer com que elas se interessem pelos presentes, se aproximem dele, e quando isso acontece o falso mendigo as pega e procura imediatamente um local deserto para satisfazer seu desejo e necessidade.

Todos dizem que o papa-figo é, na verdade, uma pessoa que apesar de rica, educada e respeitada, foi vítima de terrível maldição jogada sobre si não se sabe por quem, mas ninguém é capaz de identificá-la.

Certamente é por isso que depois de extrair o fígado da criança e se alimentar com ele para minorar os males que o atormentam, esse personagem sanguinolento e carnívoro mantém o costume de deixar uma grande quantia em dinheiro guardada dentro da barriga da vítima, para compensar financeiramente a família enlutada e dar-lhe condição de efetuar o enterro da pequena criatura por ele sacrificada.


Essa lenda eu fikei conhecendo hoje e achei bem interessante, pois no fundo dela tem a lição de moral "não converse com estranhos!". Agora quanto a história em si, se o kra é rico pq não procura um médico!? e como ele descobriu q o figado de crianças faz bem pra ele!? sera q ele estava na casa dele sentade de boa olhando pro teto e ai veio na cabeça dele "ah acho q vou comer o figado de uma criança hoje pra ver se melhoro!" isso é meio surreal! rsrs
pensamentos e brincadeiras a parte essa é uma lenda bem interessante e espero que tenham gostado. Um abraço a todos e visitem a categoria Lendas.

Comentários