Discografia Metallica


Metallica é uma banda norte-americana de metal originaria de Los Angeles, mas com base em San Francisco. Os seus lançamentos incluem tempos rápidos, instrumentais, e musicalidade agressiva, a qual os colocou no lugar de uma das bandas fundadoras do Big Four of Thrash, conjuntamente com Slayer, Megadeth e Anthrax. O Metallica foi formado em 1981, pelo vocalista e guitarrista James Hetfield responder a um anúncio que Lars Ulrich colocou no jornal local. A sua formação atual apresenta os fundadores Hetfield (vocal e guitarra base) e Ulrich (bateria), o guitarrista Kirk Hammett (que se juntou à banda em 1983), e o baixista Robert Trujillo (membro desde 2003). Antes de chegarem à sua formação atual a banda teve vários integrantes, entre eles são: guitarrista Dave Mustaine (que mais tarde fundou o Megadeth), e baixistas Ron McGovney, Cliff Burton (falecido em 1986) e Jason Newsted (que mais tarde fundou a banda Newsted). A banda também teve uma longa colaboração com o produtor Bob Rock, que produziu todos os seus álbuns de 1991 a 2003 e serviu como um baixista temporário entre a saída de Newsted e a contratação de Trujillo.
Com os lançamentos de seus três primeiros álbuns, o Metallica ganhou uma crescente base de fãs na comunidade de música underground, e alguns críticos dizem que Master of Puppets de 1986 é um dos álbuns de thrash metal mais influentes e "pesados". A banda alcançou um substancial sucesso comercial com o seu álbum auto-intitulado (também conhecido como The Black Album) de 1991, que estreou em primeiro lugar na Billboard 200. Com este lançamento a banda expandiu sua direção musical, resultando em um álbum que apelou para uma audiência mais mainstream. Com o lançamento de Load em 1996, o Metallica distanciou-se de seus lançamentos anteriores, sendo descrito como "uma abordagem quase rock alternativo", e a banda enfrentou acusações de "tornar-se comercial".

Em 2000 o Metallica esteve entre os vários artistas que apresentaram uma ação judicial contra o Napster por compartilhar materiais protegidos por direitos de autor livremente sem o consentimento dos membros da banda. A resolução foi tomada, e Napster se tornou um serviço de uso pago. Apesar de atingir o primeiro lugar na Billboard 200, o lançamento de St. Anger em 2003 desapontou muitos fãs com a exclusão de solos de guitarra, bem como a sonoridade crua. Um filme intitulado Some Kind of Monster foi lançado em 2004, documentando o processo de gravação de St. Anger.
Ate o momento, o Metallica já lançou nove álbuns de estúdio, quatro álbuns ao vivo, sete extended plays, uma coletânea de covers, um álbum de trilha sonora, um álbum colaborativo, vinte e cinco videoclipes, dois filmes, dez álbuns de videos e finalizou o trabalho em seu nono álbum de estúdio, Death Magnetic. Tornou-se uma das mais influentes bandas de rock, e na mais bemsucedida comercialmente banda de heavy metal de todos os tempos, tendo vendido 110 milhões de discos no mundo inteiro . A banda já ganhou nove Grammy Awards, entrou para o Rock and Roll Hall of Fame e teve cinco álbuns consecutivos em primeiro lugar na Billboard 200. O The Black Album, de 1991, já vendeu quase 30 milhões de cópias mundialmente.
Em 2012, a banda fundou sua própria gravadora denominada Blackened Recordings, e adquiriu todos os direitos sob os seus álbuns de estúdio. Seu mais recente lançamento foi a nova música "Lords of Summer" que estreou em Bogotá, Columbia no dia 16 de Março de 2014.


Albuns de Estúdio












Live Albuns




Comentários